domingo, 8 de junho de 2014

Reflexão de final de estágio:

Chegou para mim o final de mais uma etapa, este último estágio realizado na EDP Distribuição está dado por terminado.

Sinto que a realização deste estágio foi para mim um momento chave na minha formação profissional, pois cresci como pessoa e como futuro Técnico de Higiene e Segurança.


O que aprendi não se prende ao setor elétrico nem a técnicas ou procedimentos de segurança, aprendi algo que me será útil em qualquer área em que este curso me permita trabalhar, aprofundei os meus conhecimentos no que toca a interagir com os outros ao nível profissional.
 Tive por diversas vezes a possibilidade de observar aquela que é a forma que julgo ser a mais adequada, no que toca a passar a mensagem ao nível da segurança no trabalho. Pois a postura que o nosso orientador de estágio  apresenta, demonstra aos trabalhadores que nós, técnicos de segurança no trabalho queremos fazer parte da solução e das melhorias possíveis, e nunca de um problema. Demonstrando que a nossa luta diária é para garantir o bem-estar e saúde dos trabalhadores mostrando que estes nunca devem fugir ou esconder-se de nós. 
E foi esta a realidade que eu encontrei ao trabalhar com o Dr. Francisco Guiomar, as equipas de trabalho ficavam agradas por nos ver e falam abertamente das suas realidades profissionais. Os trabalhadores sabiam que a nossa presença era a garantia que eles não estavam esquecidos, que havia pessoas que trabalhavam diariamente, de forma a garantir que a segurança dos trabalhadores deve vir sempre em primeiro lugar, e se as condições de segurança para realizar um determinado trabalho não estiverem garantidas a 100 % este não poderá ser realizado até estas estarem asseguradas.

Não poderia estar mais feliz por ter realizado o estágio nesta grande instituição aliada ao fato do mesmo ter tido o acompanhamento do Dr. Francisco Guiomar. Este foi incansável na sua procura em transmitir a mim e à minha colega de estágio Ana Machado, o conhecimento necessário para a realização das mais diversas tarefas. Realçando sempre os nossos pontos fortes, e indicando-nos de uma forma positiva os aspetos que tínhamos a melhorar de forma a terminarmos este estágio prontos a ingressar no mercado de trabalho. Sinto que eu e a minha colega conseguimos absorver esse conhecimento, essa forma de estar e os valores que nos foram transmitidos.

Sem me querer alargar muito mais, queria desde já deixar um enorme agradecimento ao nosso coordenador de estágio Professor Rogério pela disponibilidade e concelhos que nos deu no decorrer deste estágio, de forma a que o mesmo corresse pelo melhor, e também pelas orientações que nos tem dado de forma a dar o melhor seguimento a nossa carreira profissional.

Um beijinho muito grande à minha colega e amiga Ana Machado, com quem tenho a convicção de ter feito um ótimo trabalho, na procura de aprender esta nossa futura profissão, sem a sua companhia sei que esta experiência não teria sido tão positiva como se proporcionou.

Um grande abraço ao nosso orientador de estágio Dr. Francisco Guiomar pelo grande modelo que foi para nós e pela excelente pessoa que é, é sempre uma grande alegria conhecer pessoas assim, que nos marcam única e exclusivamente pela positiva.
Eu e a minha colega Ana Machado terminamos este estágio sabendo que ganhámos mais um amigo para as nossas vidas, um muito obrigado e um grande abraço.

Queria também deixar um abraço a todos os colaboradores da EDP Distribuição de Beja, assim como a todos os prestadores de serviços com que tivemos a oportunidade de trabalhar, pela forma profissional e simpática com que nos receberam permitindo uma fácil e rápida integração.

E para terminar um abraço e um muito obrigado a todos os que acompanharam este blogue ao longo dos últimos meses, este espaço continuará ativo, qualquer dúvida ou questão que queiram ver esclarecida podem coloca-la neste espaço, e responderei o mais rápido quanto possível.





                                                                                                                      Até já J !!....

Sem comentários:

Enviar um comentário